Consulte seu médico ou a agência de viagens e se informe sobre a necessidade de tomar alguma vacina contra doenças do local de destino, seja viagem nacional ou internacional. No caso de viagens ao exterior, confira a situação sanitária do país e a necessidade de tirar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Esse Certificado é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças.

Para saber mais sobre o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), acesse: http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

A lista com os países que exigem certificado de vacinação contra febre amarela está disponível na Internet no seguinte endereço: http://www.who.int/ith/2016-ith-annex1.pdf?ua=1

Para estar protegido contra febre amarela, o viajante deverá ser vacinado no mínimo dez dias antes de sua viagem. Esta vacina terá validade por dez anos. A validade do CIVP corresponderá ao tempo de validade da vacina.

Se o destino turístico estiver localizado em áreas onde tenha doenças transmitidas por mosquitos, como a malária ou dengue, dê preferência por meios de hospedagem que tenham janelas e portas com telas de proteção e cortinas.

Proteja-se das picadas de insetos, aplicando repelentes à base de dietiltoluamida (DEET) nas áreas expostas da pele e, sempre que possível, utilize roupas confortáveis e adequadas ao local.

Lave bem as mãos com água e sabão neutro depois de utilizar transportes públicos ou transitar por locais públicos, após usar o banheiro, antes das refeições ou de ingerir alimentos e, principalmente, depois de tossir ou espirrar.

Seja cuidadoso e utilize preservativos em todas as relações sexuais, assim você diminui o risco de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como por exemplo, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatite B.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

💬 Posso te ajudar?