Antes de viajar, peça a confirmação, por escrito, de sua reserva no meio de hospedagem. O documento deve conter informações sobre o tipo de unidade habitacional ou acomodação, os serviços oferecidos durante a estadia, horário de check-in, formas de pagamento e de cancelamento.
Chegando ao estabelecimento, você deve preencher a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), por escrito ou no Sistema Nacional de Registros de Hospedes – SNRHos, que é o seu contrato com o meio de hospedagem. Vale lembrar que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido hospedar crianças ou adolescentes desacompanhados, sem a autorização dos pais ou responsáveis.
Caso você chegue ao local e, mesmo confirmada a reserva, não exista a vaga – o que configura overbooking: venda de reserva acima da capacidade de hospedagem do estabelecimento – a empresa é obrigada a acomodá-lo em uma unidade habitacional de categoria superior a que foi contratada, no mesmo estabelecimento, ou em outro de qualidade equivalente ou superior.
Por lei, todo meio de hospedagem é obrigado a se cadastrar junto ao Ministério do Turismo. Portanto, consulte o CADASTUR e verifique se a empresa está regularmente cadastrada.
Para informações ou dúvidas consulte: http://www.hospedagem.turismo.gov.br/
No responses yet