Clima e Vestuário

O Brasil é um país tropical, por isso, dê prioridade a roupas leves e frescas, principalmente no verão, que acontece nos meses de Dezembro a Março.

Em áreas de mata, como Amazonas e Pantanal, utilize calçados fechados e camisas de manga longa (preferencialmente de cores claras), calças compridas e chapéu para se proteger dos insetos.

A média de temperatura anual é de 26ºC na região Norte e de 18ºC no Sul. O inverno brasileiro acontece nos meses de maio a setembro e, em algumas cidades do Sul, as temperaturas chegam a menos de 0ºC, com geadas e neve. Já no verão, é possível desfrutar de um calor de mais de 40ºC no Rio de Janeiro, por exemplo.

Eletricidade

A voltagem no Brasil varia entre 110V e 220V, conforme a região do país;

EstadoSiglaCapitalTensão (V)
AcreACRio Branco110
AlagoasALMaceió220
AmapáAPMacapá110
AmazonasAMManaus110
BahiaBASalvador110
CearáCEFortaleza220
Distrito FederalDFBrasília220
Espírito SantoESVitória110
GoiásGOGoiânia220
MaranhãoMASão Luís220
Mato GrossoMTCuiabá110
Mato Grosso do SulMSCampo Grande110
Minas GeraisMGBelo Horizonte110
ParanáPRCuritiba110
ParaíbaPBJoão Pessoa220
ParáPABelém110
PernambucoPERecife220
PiauíPITeresina220
Rio de JaneiroRJRio de Janeiro110
Rio Grande do NorteRNNatal220
Rio Grande do SulRSPorto Alegre110
RondoniaROPorto Velho110
RoraimaRRBoa Vista110
Santa CatarinaSCFlorianópolis220
SergipeSEAracaju110
São PauloSPSão Paulo110
TocantinsTOPalmas220

Os valores informados se referem à tensão monofásica de atendimento à maioria das unidades consumidoras, no entanto, em quase todos os casos há unidades consumidoras atendidas em níveis de tensão diferentes do informado;

As tensões marcadas como “110 V” são, na realidade, valores nominais de 110, 115 ou 127 V.

O site da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) disponibiliza um serviço que permite a pesquisa sobre a voltagem da cidade que você pretenda visitar: http://www.aneel.gov.br/tensoes-nominais

Moeda e câmbio

A moeda do Brasil é o REAL (R$) e pode-se cambiar em bancos, corretoras de câmbio, agências de viagem, e hotéis autorizados;

O câmbio é publicado, diariamente, em jornais e sites especializados;

Tanto “travellers checks” como dinheiro em espécie são facilmente trocados nos pontos de câmbio; Cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria dos hotéis, restaurantes, lojas, agência de viagens, locadoras de veículos e outras empresas que prestam serviço ao turista;

A taxa de câmbio é flutuante, e a moeda brasileira tem mantido uma estabilidade razoável.

Para maiores informações sobre mercado de câmbio acesse: http://www.bcb.gov.br/?merccamfaq

Telefonia

O código internacional para ligação para o Brasil é (55);

Para ligações interurbanas no país: 0 + código da operadora + código da cidade + telefone de destino;

Para ligações a cobrar basta alterar o 0 para 90 no começo da ligação;

Para ligações internacionais a partir do Brasil: 00 + código operadora + código país + telefone de destino;

Pesquise os códigos das cidades brasileiras e dos países: http://www.telelistas.net/templates/ddd_ddi.aspx

Para ligar para telefones de serviço (900,0800, 0900,0300, 900), não é necessário discar o número da operadora.

Operadores

O funcionamento de um celular estrangeiro no Brasil depende da tecnologia usada e da compatibilidade com as operadoras brasileiras;

Os estrangeiros que visitarem o Brasil poderão comprar chips das operadoras de telefonia móvel portando apenas o passaporte.

As tarifas dos serviços variam conforme as operadoras;

Confirme com sua operadora as condições de uso de celular no Brasil;

As tarifas dos serviços variam conforme as operadoras;

Principais operadoras brasileiras de telefonia celular:

TIM
CLARO
VIVO
OI
Nextel

Telefones úteis

Procon: 151
Anac: 0800.725.4445
Infraero: 0800.727.1234
ANTT: 166
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Pronto – Socorro: 192

SEGURANÇA

Documentos e bagagens

Faça cópias dos documentos, cartão de crédito, passagem aérea e cheques de viagem e deixe-as com a companhia aérea ou com alguém de sua confiança. No caso de perda ou roubo, o “guardião” poderá enviar as cópias por fax, de forma rápida e ágil.

Outra opção é gastar um pouco mais de dinheiro e fazer cópias autenticadas de toda a documentação, portar estas cópias e deixar os originais guardados em lugar seguro. Os hotéis permitem que se guardem os documentos no cofre do estabelecimento. Desta forma, sua viagem será mais tranquila.

Fique de olho na sua bagagem e bens de valor quando em locais públicos como saguões de hotéis, aeroportos, rodoviárias, etc.

Em áreas públicas ou parques de exposição

Eventos e locais públicos de grande movimento exigem maior atenção do visitante. A grande quantidade de pessoas se deslocando com sacolas e bolsas é um chamariz para furtos. Tomando-se as seguintes medidas, evita-se ao máximo uma ocorrência desagradável:

Evite falar com estranhos, principalmente os insistentes;

Não deixe seus pertences sem vigilância;

Não forneça informações pessoais para qualquer pessoa;

Carregue equipamentos eletrônicos, como celulares e máquinas fotográficas de maneira discreta;

Nunca deixe suas bebidas abandonadas ou aos cuidados de estranhos.

Em caso de qualquer problema, procure um funcionário do local devidamente identificado.

Valores

Nunca leve grandes quantias em dinheiro durante a viagem. Tenha apenas o necessário para as despesas e utilize cartões para fazer compras e passeios. Se possível organize os seus gastos em várias formas de pagamento: cheque, cartão de crédito, cartão de débito e cheque de viagem.

No caso do cartão de crédito, é importante ter os telefones para bloqueio à mão.

Consulte o seu banco e verifique se existem agências ou caixas eletrônicos no destino turístico, caso você precise fazer um saque ou pagamento de emergência. Neste caso, seja cauteloso e evite lugares desertos e contato com estranhos.

No caso dos cheques de viagem (travellers checks), o visitante é reembolsado em casos de perda, furto ou roubo, desde que cumpra o Acordo de Compra, que inclui: fazer a segunda assinatura apenas na hora de trocar o cheque; guardar os cheques em lugar seguro; e manter o comprovante de compra separado dos cheques.

Antes de viajar, uma dica é anotar o número de todas as folhas de seu talão de cheques de viagem e riscá-los à medida que for usando. Desse modo, o visitante terá maior controle dos cheques já usados, em caso de roubo.

Um dos golpes mais comuns é roubar apenas uma folha do meio do talão, para que o proprietário não perceba. Por isso, é importante fazer uma checagem constante dos cheques.

Troque moeda estrangeira pela nacional (REAL) em estabelecimentos oficiais.

Ocorrência Policial

Em caso de furto, roubo, ameaça ou outras necessidades, o turista deve de imediato procurar um policial devidamente identificado e, se possível, uma Unidade de Atendimento ao Turista, portando o passaporte ou cópia dele, no caso de turista estrangeiro, ou qualquer outro documento que possa identificá-lo, caso não tenha sido extraviado, furtado ou roubado.

Delegacias de Apoio ao Turista

No Brasil, existem Delegacias de Apoio ao Turista que atuam apurando e reprimindo infrações penais praticadas contra turistas, além de reprimir infrações penais contra a atividade turística, incluindo fraudes e demais crimes que prejudiquem a indústria de turismo.

Informações sobre as Delegacias de Apoio ao Turismo:

Amazonas:
Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista – DECCT
Mezanino do Porto de Manaus e Aeroporto – Manaus/AM
Telefone: (92) 3652-1656/ 3233-0739

Bahia: Delegacia de Proteção ao Turista – DELTUR
Cruzeiro de São Francisco – Pç. Anchieta nº 14.
Bairro: Centro Histórico – Salvador/BA
Telefone: (71) 3116-6817

Ceará:
Delegacia de Apoio ao Turista – DEPROTUR
Rua Costa Barro Nº1971 – Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101-2488

Espírito Santo:
Delegacia de Apoio ao Turista – DPTUR
Avenida Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá (Shopping Vitória) – Vitória/ES
Telefone: (27) 3137-9117

Mato Grosso do Sul
Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista – DECAT
Av. Duque de Caxias, s/n°
Aeroporto Internacional (Mezanino) – Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3368-6144

Paraíba
Delegacia de Apoio ao Turista
Av. Almirante Tamandaré, nº100 – João Pessoa/PB
Telefone: (83) 3214-8022/ 32478405

Pernambuco
Delegacia de Polícia do Turista – DPTUR
Aeroporto Internacional dos Guararapes – Recife/PE
Telefone: (81) 3184-3437/ 3322-4088/ 3322-4867/ 3184-3438

Rio de Janeiro
Delegacia Especial de Apoio ao Turismo – DEAT
Avenida Afrânio de Melo Franco, 159 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2332-2924/ 2332-2885/ 2332-2889

Rio Grande do Norte
Delegacia Especializada em Assistência ao Turista e Meio
Ambiente – DEATUR/ DEPREMA
Praia Shopping – Ponta Negra
Avenida Engenheiro Roberto Freire, 8790 – Ponta Negra – Natal/RN
Telefone: (84) 3232-7402

Rio grande do Sul
Delegacia de Apoio ao Turista – DPTUR
Setor de Desembarque do Aeroporto Salgado Filho – Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3358-2255

Santa Catarina
Delegacia de Proteção ao Turista – DPTUR
Avenida Paulo Fontes,1101 Centro – Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3665-5723

São Paulo
Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista – DEATUR
Rua Cantareira Nº390, Centro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3257-4475

Sergipe
Delegacia Especial de Turismo
Praça Santos Dumont, Box 1710 – Atalaia – Aracaju/SE
Telefone: (79) 3198-1118

Extravio de Passaporte

Em caso de perda ou roubo de passaporte, o visitante estrangeiro deve primeiro fazer um Registro de Ocorrência ou Registro de Extravio de Documento na Delegacia mais próxima.

Depois de fazer a ocorrência, o visitante estrangeiro deve procurar o consulado de seu país no Brasil.

Caso o visitante precise embarcar no mesmo dia em que perdeu o passaporte, poderá solicitar a Autorização de Retorno no Consulado de seu país.

Contratação de Serviços

Ao comprar um pacote turístico, você deve assinar um contrato, onde devem constar todos os serviços adquiridos, bem como os seus direitos e deveres. Leia atentamente o contrato e só assine depois que tirar todas as dúvidas, principalmente sobre os casos de cancelamento, alteração ou transferência dos serviços contratados.

Guarde sempre os comprovantes dos serviços turísticos, antes, durante e depois da viagem: notas fiscais, contracheques, anúncios de jornais, vouchers, folhetos de promoções, e-mail marketing, etc. Desta forma, você poderá acionar o órgão de defesa do consumidor (PROCON), caso sinta-se lesado. Guarde os materiais promocionais ou recortes de jornal que divulgaram a viagem ou excursão. Isso pode ser útil para formalizar uma reclamação ou denúncia.

Não deixe a viagem dos sonhos, virar um pesadelo. Antes de comprar um pacote turístico, evite surpresas: consulte parentes e amigos para obter informações sobre a legalidade da empresa contratada e a qualidade dos serviços que serão prestados. Verifique o histórico da empresa com profissionais, parentes e amigos que a tenham contratado recentemente. Procure saber se os serviços foram prestados de forma satisfatória. Cuidado com a “propaganda enganosa”. Contrate sempre empresas idôneas.

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